O amor é cego... Mas é saudável?

domingo, 10 de maio de 2015


A pergunta pode parecer pesada, e uma ideia rebuscada... mas é uma realidade plausível de acontecer,  e na qual não pensamos muito frequentemente - e que me veio à ideia por causa das redes sociais de engates, que cada vez mais apresentam a opção de apresentar o estado de saúde do utilizador:
O facto de saberes que alguém tem Sida/Aids, tirar-te-ia a vontade de investir num relacionamento com essa pessoa?
A resposta seria diferente conhecendo essa pessoa há muito tempo, ou seria igual a ser coisa de um ou dois encontros?
Afastar-se-iam da pessoa para evitar envolvimento?
E não, não vale respostas políticamente corretas, sejam honestos, aqui que ninguém vos julga.

12 comentários:

  1. Não sendo politicamente correto, numa qqr rede social, quando fui solteiro, evitei sempre os poucos que admitiam que tinham SIDA. Porque, sejamos siceros e francos, muitas vezes a coisa podia evoluir para algo mais físico, e pouco sentimental, por isso, não valia a pena correr riscos.
    Se fosse num "face-to-face", e se a pessoa mo dissesse sinceramente na cara, sei que teria isso em consideração. Nos sentimentos não mandamos, e o que tivesse de acontecer, aconteceria. Se um amigo meu, de longa data, me desse tal informação, em nada alteraria a nossa relação. Amigo é amigo, e possivelmente estaria a precisar de mim mais que nunca...

    ResponderEliminar
  2. Acho que é impossível comparar uma coisa de 2-3 encontros com um conhecimento de longa data, e não só em relação a este tema. Num conhecimento de longa data há sempre mais investimento na relação com a pessoa, seja na perspetiva romântica ou apenas de amizade, e isso tem sempre bastante peso em qualquer direção que esse relacionamento tome. Acho que neste caso uma situação de hiv+ pode ser mais facilmente enquadrada (sendo o "facilmente" muito relativo). Numa situação de poucos encontros acho que a seropositividade pode assumir uma maior importância e talvez até dificultar o conhecimento da pessoa, principalmente porque há ainda um grande estigma social associado a isso.

    Já agora, Sida/Aids é muito diferente de hiv+: sida é quando a infecção já está num nível muito avançado e geralmente com várias complicações associadas. Não sei se a tua pergunta era mesmo sobre a questão de sida mas assumi que te querias referir a hiv+.

    ResponderEliminar
  3. Não sei, nunca me ocorreu, não sei se teria estofo. O HIV AIDS são coisas que não são iguais ao que eram há trinta anos, mas mesmo assim. Não sei como iria reagir.

    ResponderEliminar
  4. Se for uma pessoas conhecida recentemente, eu afastaria-me. Se for um amigo de longa data, não. Se o namorado não soubesse e não tivéssemos feito testes (ai, os 6 meses), tudo ok. Se ele apanhasse e eu não, acabava ali (até porque é traição). Mas como nunca fui traído, não sei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo o afastar, tenho amigos com
      HIV e dou-me com eles como foi com qualquer outro amigo. Só num contexto de relação é que não sei responder.

      Eliminar
  5. Penso, q não deveria importar mas na prática, de um modo geral importa sim ... existe muito preconceito ... eu por mim se eu já conhecesse a pessoa e por ela já tivesse algum interesse me permitiria sim, mas caso contrário acho q colocaria barreiras mesmo q inconscientes ...

    ResponderEliminar
  6. A maneira como deixaste essas perguntas no ar, revela uma certa ingenuidade, de que o amor vencerá sempre. Tipo, por aqui se vê que acreditas (ou continuas a acreditar) que basta um amor e uma cabana, mas a verdade é que a maioria nunca namoraria ninguém com HIV porque tem medo (o que é compreensível). Nenhum de nós pode dizer que está 100% informado sobre o vírus ou sobre a doença (SIDA) e logo ai, gera medo. O medo pelo desconhecimento. De facto, se a maioria das relações gays falham, por motivos menores (sexo enfadonho, partilha de casa, traições, etc) imagina por motivos maiores.

    Portanto a tua pergunta, ou perguntas, respondem por elas próprias. A maioria de nós NUNCA namoraria alguém HIV positivo, porque teríamos sempre medo de sermos contaminados e de não saber como reagir com isso. Aliás, quantos de nós deixaram de responder a mensagens de pessoas "positivas" porque tivemos medo de nos apaixonar (ou ficar encantados) e depois não conseguir corresponder? Ou melhor, ter medo de não corresponder? Tudo bem que o HIV hoje é considerado um problema crónico, e que com os retro virais tens a situação controlada, mas isso na cabeça da maioria nunca será garantia suficiente (o que é compreensível).

    Nisso, acho o testemunho do Jack muito importante e foi por isso que resolvi entrevistá-lo na minha rubrica. Podes reler aqui

    ResponderEliminar
  7. Se já estivesse envolvido não me afastaria. Se ainda não estivesse envolvido... não sei, de verdade que não sei. É que a paixão pode ser arrebatadora e eu sou de paixões. Se, por outro lado, deixasse a razão funcionar... mesmo sabendo que hoje não tem os problemas de outrora, creio que não me aproximaria.

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca teria relaçoes sexuais com alguem contaminado porque aos meus olhos o risco não compensa, sob perpectiva nenhuma.

    Dito isto, em termos de familiares, amigos, conhecidos que simpatizo etc, é me indiferente as doenças que possam ter, claro que preferia que fossem o mais saudavel possivel para seu bem, mas em nada afectaria o meu relacionamento ou amor por essas pessoas.

    Tambem digo de outra forma, se eu estivesse contaminada tambem me recusaria ter relaçoes com quem estivesse saudavel, teria medo de ser responsavel de algo de mau que acontecesse áquela pessoa.

    ResponderEliminar
  9. Engraçado, aconteceu-me deparar com essa situação há nem duas semanas.
    Se nos conhecêssemos há mais tempo, talvez ficasse, mas como foi o primeiro encontro, não achei por bem envolver-me. Parece que não, mas só quem leva com essa realidade sabe o peso que é. É muito difícil, especialmente quando a pessoa é espetacular.

    Kyle.

    ResponderEliminar
  10. acho que muita getne se afasta de pessoas quando estas admitem serem soropositivas, não só em questão de relacionamento mas ate mesmo de amizade... esta é a verdade. A questão é que só um idiota transa com alguem sem camisinha hoje em dia, seja alguem que conhece ha dois dias, dois anos ou dez anos! talvez eu, talve vc, ja tenhamos transado com alguem soropositvo sem nem saber, e isto pouca diferença fez! alem disso, a pesoa pode ter outras coisas que nao te diga... com ser MAU CARATER, VAGABUNDO, DESONESTO INFIEL, coisas bem mais dificeis de se proteger que o HIV...

    ResponderEliminar
  11. Eu teria uma relação sem problemas absolutamente nenhuns. A medicina hoje em dia oferece opções para casais serodiscordantes. A pessoa infectada toma medicação para estar indectectável (carga viral inferior a 20) e a pessoa negativa deve tomar medicação profiláctica. Isto junto a preservativo é seguro. A possibilidade de infecção neste caso é menos de 0,001% por cada mil relações sexuais se juntarmos preservativo à equação mais seguro.

    Não teria uma relação com alguém que me mentiu. Mas sendo honesto desde o início, dando-me assim a oportunidade de trabalhar as opções existentes sim.

    Percebo que muita gente terá dificuldade em dizer por causa do preconceito e no nosso país pior um pouco pouco porque as mentalidades são muito "rurais" (para não dizer outra coisa), apesar de serem alfabetizadas o nível cultural médio é muito baixo. Se assunto for futebol já não.

    Quanto ao sexo casual é pura estupidez alguém fazer sexo sem preservativo nos dias de hoje. E mesmo assim há quem deixe que os parceiros ejaculem na boca. Mas claro está. Falamos de coisas diferentes. Nada como informação. Aquilo que sabemos dificilmente poderá fazer-nos mal.

    ResponderEliminar

Vá, a comentar enquanto ainda não cobro nada.
Respondo sempre e coiso.
(sou ótimo a motivar as pessoas hein?)