"Dêm-lhe outro nome"

segunda-feira, 3 de março de 2014



Desde que o assunto do casamento homosexual veio pela primeira vez de encontro aos meus ouvidos - ainda longe de chegar a Portugal - oiço a mesma frase , repetida por milhares de lábios diferentes, sempre com a mesma conotação indignada:
"Dêm-lhe outro nome. Eles que se juntem, mas dêm-lhe outro nome, casamento não."
A desculpa que a maioria das pessoas dão, quando querem usar este preconceito, é a religião. Porque ninguém tem tomates para questionar a bíblia. - e eu sei-o em primeira mão, sendo 90% da minha família paterna testemunhas de Jeová ferrenhas que nem sonham que aqui o je é um "sodomita dos infernos" - "Ah e tal Deus fez Adão e Eva, não Adão e Ivo" "Ah e tal, casamento é entre homem e mulher, não homem e homem". A bíblia tem sempre resposta para tudo, e está sempre certa. ( provavelmente também está certa naquele parágrafo em define casamento como uma união entre violador e vítima ou soldado conquistador e vítima de guerra, mas adiante.)

E devo admitir, que na altura - com 15/16 anos - a ideia nem me parecia nada tóxica. perfeitamente aceitável.  Afinal, na minha jovem cabeça, éramos diferentes da população "comum" [coisa que os constantes comentários pejorativos quanto ao assunto, faziam por frisar], merecíamos um termo diferente.

Hoje, passados praticamente 10 anos, só o conceito me arrepia.

Porque a verdade é quenão vamos jogar póker para sermos "parceiros" nem fazer uma viagem para sermos "companheiros". Vamos fazer exatamente a mesma coisa que um casal "comum" - a não ser que hajam fetiches no quarto, mas hey, é a vida. -trocar alianças, fazer discursos melosos, vestir um smoking, alugar um espaço, servir aperitivos, dançar e comer bolo.
A porra dum casamento.






Conheço um casal, o J e o L, em que um deles (o L) teve uma trombose e ficou incapacitado.
E o J cuida do marido, que não pode ficar sozinho há 2 anos, e banca todas as despesas  de fisioterapia e tratamento médico, e está em frangalhos por não ver melhoras com o tempo.
Se não chamamos a isto casamento, chamamos o quê?

9 comentários:

  1. Chamamos amor. Isso é amor puro e duro. E tomara muita gente perceber isso de uma vez por toda.

    E quando falamos de casamento homossexual, falamos do casamento civil e as pessoas burras, tendem a misturar isso com o casamento religioso e são coisas muito diferentes, para não dizer que não antagónicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito bem! :)
      Quanto à bíblia, ela também diz que quem cortar o cabelo vai para o inferno... estamos lixados

      Eliminar
    2. @Namorado Sim, porque casamento na igreja é automaticamente coisa sagrada, nem há nenhum que dê pro torto nem nada, huhum.
      @Kyle Sim, e usar roupa de determinados tecidos tambem é pecado xD

      Eliminar
  2. A Bíblia 'proíbe' que se coma uma série de animais que todos comem e, o mais interessante e que se calhar não reparaste: na parte dos animais proibidos, inclui os morcegos na categorias de 'aves'. (:

    :s

    Anyway, isso do 'dêem-lhe outro nome' é um não-argumento. A Isabel Moreira, no célebre debate da co-adopção, no 'Prós e Contras', fez referência a isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitas coisas nas quais a bíblia já não faz sentido. e vários cristãos católicos praticantes frisam isso muitas vezes. Por exemplo, a Kristen Chenoweth, é super religiosa, e é apoiante dos direitos LGBT abertamente, porque não acredita que Deus não nos ame todos da mesma maneira.
      Sendo ou não um argumento válido, continua a ser usado demasiadas vezes pra me deixar descansado -_- (por acaso n tava em casa qd isso deu, acabei por nunca ver)

      Eliminar
  3. Há uma confusão entre dois conceitos: o casamento e o matrimónio. O Matrimónio tem na sua etimologia "mater", ou seja "mãe", procriação. É um sacramento, e este sacramento pressupõe a procriação.
    O casamento é a união de duas pessoas, independentemente do resto. Não está (ou não deveria estar) subjugado a crenças, raças ou orientações sexuais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, se formos a ver com 7 biliões de pessoas, acho que a parte da procriação não é propriamente urgente xD.
      Não devia estar mas ainda faz muita comichão por alguns lados. Olha a França e o escandalo que foi...

      Eliminar
  4. A mim não faz confusão nenhuma que lhe chamem casamento, afinal é o que é!

    Eu sou católica e acho que a Bíblia não deve ser levada muito à letra, muitas vezes o que lá está escrito são metáforas para diversas situações e não para interpretar literalmente.

    Compreendo que muita gente não seja recetiva à ideia de casamento entre pessoas do mesmo sexo, eu por exemplo, não conheço nenhuma pessoa homossexual, pelo menos que saiba, moro num meio pequeno, mas não é por isso que os critico, afinal não é o gostar de homens ou mulheres que nos defina, mas sim as nossas atitudes.

    ResponderEliminar
  5. Nunca entendi que uma palavra casamento causa-se tantos arrepios lolololololololol

    Tanta gente que não pensa um segundo :(

    ResponderEliminar

Vá, a comentar enquanto ainda não cobro nada.
Respondo sempre e coiso.
(sou ótimo a motivar as pessoas hein?)