Religião

domingo, 20 de abril de 2014



A propósito da Páscoa, esta "Sexta feira Santa", cá em casa não se comeu carne.
E eu revoltei-me imenso com isso, porque não somos católicos minimamente praticantes - não há cá missas de domingo, etc etc etc -, e eu em particular nem católico sou, por isso não me faz sentido nenhum.

Não gosto da base que praticamente todas as religiões organizadas consciente ou inconscientemente seguem, de se basear no sistema de recompensas e culpa, incentivada pelo julgamento dentro das  próprias comunidades religiosas (igrejas, irmandades, qualquer que seja o termo).

As coisas boas são de Deus, as coisas "más" são do Demónio, logo, se és bom, vais para o céu, se és mau, vais para o inferno - ou quaisquer outros equivalentes - , e quem sabe dessas coisas é a bíblia, ou o pastor, ou uma qualquer figura escolhida para guiar os crentes.

E esses mesmos crentes, que rezam imenso, passam dias na igreja, e dão oferendas para a igreja são aqueles que muitas vezes levam vidas duplas com condutas completamente desprezíveis e valores morais dúbios, mas que estão "salvos" por serem religiosos

Isto é a vida real, não é Judge Judy, acho que não temos uma entidade omnipotente sentada numa cadeira a olhar para nós de um qualquer ponto e a escolher quem é bom ou mau e merecedor de perdão, quando num geral nem há nada que ser perdoado.

Não digo com isto que Deus não existe.
Apenas não o engulo como as religiões o pintam.
Desculpem lá qualquer coisinha.


Digam-me de vossa justiça:
São religiosos?
O que pensam a propósito?
Não amam a irmã sofia?

22 comentários:

  1. Cá em casa tb foi sempre assim. Ninguém é verdadeiramente praticante, mas na generalidade sentem-se cristãos e católicos. Por isso seguem-se algumas tradições, com crença, naturalmente.
    Eu, não ligo muito a isso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não ligo. Diz-se que em Portugal toda a gente é católica quando não tem religião específica. Não sei até que ponto é verdade.

      Eliminar
  2. Sou cristão. Não sou católico. Não acredito nos Católicos Romanos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que não me identifico com o catolicismo, e a cristiandade pelos vistos também não é bem "a minha onda". Uma vez qualquer fiz um teste de uma universidade de teologia, a ver em que prática religiosa me enquadraria segundo os meus padrões morais e noções de Deus e deu-me Neo paganismo, se não estou em erro. xD

      Eliminar
  3. como eu costumo dizer: acredito em Deus, não na Igreja, se bem que com o novo Papa as coisas estão a mudar para melhor, creio.

    r. a casca do ovo é que estava pintada Miguel haha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito do papa Francisco, mas continuo a achar a igreja um mar de hipocrisias e "Tachos" e isso nunca há-de mudar completamente, por mais boa vontade que o papa tenha.

      Eliminar
  4. Na minha casa acontece algo semelhante... devo confessar que eu também vou pelo mesmo camiho. Pessoalmente eu me identifico bastante com as chamadas filosofias orientais e com o espiritualismo, mas em caso de precisão... lá estou eu com meu Santo Antonio.

    Gostei da Irmã Sofia! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez tenha me afastado mais por ter familiares bastante fanáticos enquanto crescia, que sempre me fizeram ver o lado "negro" da religião por contato direto.
      Abraço :)

      Eliminar
  5. Aqui vai-se seguindo qualquer coisita. Mas ninguém me tira a carne! LOL era o que faltava!

    ResponderEliminar
  6. Sou cristão, não sou católico, e defendo que ninguém precisa de intermediários para chegar a Ele. Basta-nos a fé, a crença e a devoção que cada um tem.

    Claro que há quem siga os preceitos e não tenha condutas desprezíveis. Há de tudo. É evidente que a hipocrisia é mais que muita em determinados casos.

    Bom, cá em casa come-se pouca carne. Eu e a mãe não comemos, a não ser carnes brancas, e esporadicamente. Logo, o peixe é o alimento tendencial. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai eu cá degenerei, vivo em terra de pescadores, mas prefiro carne xD.
      O que eu foco aqui são aquelas pessoas que acham que por serem religiosas, têm automaticamente direito a fazer coisas imorais, e a viver condutas erradas, porque depois no domingo rezam uns pais nossos ou pagam o dízimo e o senhor perdoa.

      Eliminar
  7. Sou católico e vou à missa regularmente. Contudo, eu sou eu e Deus é Deus. Eu sou um homem, como todos os outros que constituem a Igreja. Como tal, sendo a Igreja uma obra do homem, também erra, como o homem erra. Por isso, sinto-me sempre no direito de a questionar.

    Quando ao não comer carne, o sentido não é esse. O sentido é comer coisas simples e privares-te de algo que realmente gostes (um café em vez de dois, três cigarros em vez de 10, etc...). É aí que está o sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me revoltou particularmente, é não haver a dita crença cá em casa.
      Que se houvesse essa fé, pronto eu nem me incomodaria, porque cada um tem direito á sua.
      Mas seguir só porque sim... não me faz sentido absolutamente nenhum.

      Eliminar
  8. Não sou religioso mas fiz tudo até ao crisma. Acredito em Deus, mas não da forma como muitos pintam a fé. Acho que temos que acreditar em alguma coisa, eu acredito, mas não da forma em que a igreja católica nos impõe. Há tanta coisa mal nesse meio...e tudo começa quando não se aceita o próximo com todas as virtudes e defeitos que uma pessoa possa ter. Acima de tudo acredito na liberdade, e nas escolhas. Talvez todo o ser humano passe pelo inferno, num hostel à maneira até conseguir chegar ao céu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a noção de "pecar" para mim é um bocado dificil de engolir, tendo em conta que há coisas consideradas pecados... que nem fazem sentido nenhum.
      Ai depois diz me o nome do Hostel ahaahahh

      Eliminar
  9. Fui educado como católico (aliás, houve uma altura na minha vida em que pensei ser padre...). Mas isso tudo foi até começar a pensar... e passei a ser adepto do "penso logo existo".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu graças a Deus tive muita sorte e não fui educado diretamente dentro de nenhuma religião, se algum dia tiver filhos, vou fazer lhes o mesmo.

      Eliminar
  10. A minha família é extremamente católica, a minha mãe é uma beata do pior, e até havia um tio que era bispo. Claro que tive de fazer o caminho todo até ao Crisma, numa última fase já bastante contrariado. A pouco e pouco, comecei a seguir um lema diferente, acredito na ciência e no que os meus olhos vêem. Acho a religião um dos grandes males do mundo, origem de guerras e ódios. No entanto, não sou uma pessoa coerente... durante a quaresma, nunca comi carne à 6ª feira. Excepto coelho, claro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :P pois coelho nem conta como carne, é o "peixe da quinta" xD
      O mal do mundo não é a religião, são as pessoas que a usam como desculpa para criar conflitos e preconceito.

      Eliminar
  11. Eu fui batizada porque as minhas avós queriam e era a tradição. Não passo cartão nenhum a isso e como carne na mesma. Se for aos empurrões, melhor ainda. lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Dora não percebi esse comentário
      Carne aos empurrões?
      O:-)
      xD

      Eliminar

Vá, a comentar enquanto ainda não cobro nada.
Respondo sempre e coiso.
(sou ótimo a motivar as pessoas hein?)