A modinha do "pró gay"

sexta-feira, 6 de junho de 2014



Tenho uma enorme aversão a toda esta onda do pro gay.
E isto talvez possa parecer contraditório, e por isso é que as pessoas ofegam em choque e ficam espantadas, como se eu admitisse que Domingo à noite faço rituais satânicos com os gatos da vizinha.

Passo a explicar:

Aqui há uns dez ou quinze anos, o racismo era O tema, indiscutivelmente.
E houve toda uma  lavagem cerebral em massa.
Foram panfletos, publicidades, palestras, documentários e hordes de casais inter raciais nas novelas e milhões de vezes se ouviam variações da frase "eu não sou racista, até tenho um amigo preto".

E foi um bocado ridículo - mesmo estando de fora - ver toda aquela urgência de transformar o mundo num catálogo da Benetton em 5 minutos, tudo muito perfeito e instantâneo, qual refrão da mítica Imagine do finado John Lennon.
Afinal, estava in vogue.

Findos uns anos, o racismo passou de moda, e as pessoas eventualmente passaram a não querer saber tão drasticamente de cores e a odiar-se todas em igual peso e medida, o Obama virou presidente dos USA e subitamente ficou uma enorme cratera na consciência social onde antes assentava o racismo, surgindo a pergunta:
"E agora? Como é que nos vamos auto recriminar?"

E virou-se tudo para os gays.
E subitamente sinto-me como um daqueles ursos que andam de monociclo nos circos, para os quais toda a gente olha muito espantada.

Porque do nada, e por osmose, toda a gente adora os gays.
As celebridades aproveitam a boleia do marketing gratuito com enormes discursos de aceitação todos iguais, porque fica bem para a fotografia.
Tendo crescido numa terra mais ou menos "conservadora" ainda me custa mais a engolir que aquele gajo bronco que me infernizou a vida por eu ser gay no secundário, agora é todo ele pro gay, porque um rapper famoso fez uma canção sobre gays.
E ter um amigo gay é giro, um bocado como ter um poodle ou um Chihuahua, super chique.
E toda a gente nos apoia, e toma as nossas dores e aceita, porque é bonito aceitar um gay.
Assim ao mesmo nível de ajudar aquelas campanhas natalícias que suportam pobrezinhos tuberculosos.

E eu não digo que não quero ser aceite.
Não sou daqueles gays com síndrome da perseguida, que culpam o ser gay como a raiz de todos os males e que acham ninguém os compreende porque gostam de pila em vez de paxaxa (ou vice versa).

Quando a modinha mudar, e estiver in apoiar os albinos, ou as pessoas com 6 dedos nas mãos, ou os sopinhas de massa, é que se vai ver quem é mesmo pró gay.

Por agora,toda esta atitude condescendente, "é normal seres gay e a gente gosta muito de ti por isso" tão genuína como as mamas da Pamela Anderson.


12 comentários:

  1. Terei que concordar contigo. E até ando para escrever sobre algo parecido há algum tempo.
    Mas também acho que sabes que essa onda do "pró gay", muitas vezes não passa só de fachada para se passarem por fixes e pessoas cultas e evoluidas! Porque a verdade é que, lá bem no fundo, ainda acham que não é normal ou que é doença ou outra coisa qualquer.
    Mas digo-te já: eu não sou nada pró gay, nem anti gay, nem nada o que quer que seja gay. Tratem-me com respeito e para mim são todos seres azuis e assexuados!
    E, por acaso, acho que não tenho nenhum amigo gay (que eu saiba), da mesma forma que não tenho nenhum amigo negro, nem asiático, nem americano, nem muçulmano, nem indiano, nem .... olha, a verdade é que não tenho muitos amigos! :)

    ResponderEliminar
  2. ADOREI o teu texto!
    Infernizaram-te a vida no secundário por seres gay? Desconhecia essa fase negra da tua vida. Falas-.te dela alguma vez no blog?

    ResponderEliminar
  3. Não sou de moda, e entendo muito bem as tuas sábias palavras. Mas nos dias de hoje cada um veste a pele que mais lhe convém. Eu não tiro a minha, quem não gosta, vire a cara para o lado, pode ser que a vista seja bem melhor :-p

    ResponderEliminar
  4. não tenho problemas com quem sabe comer hot-dog sem se sujar, tenho até um amigo assim.

    ResponderEliminar
  5. Ahh, haja alguém que entenda as minhas dores! Até já referi isto algures no blog... É as novelas, as séries, os filmes, enfim...

    Eu fui perseguido na primária, quando ainda nem sequer sabia... mas os outros viam-me de maneira diferente e pumbas.

    ResponderEliminar
  6. Oh, como não gostas desta modinha do pró-gay?! Ouvem-se frases tão engraçadas!!!
    "Eu sou muito a favor dos gays,mas ver dois rapazes a beijarem-se faz-me muita confusão"
    "Não tenho nada contra os gays, cada um faz o que quer, mas agora adotar crianças é diferente!"
    "A homossexualidade é uma coisa natural, mas admito que se o meu filho fosse gay me fazia muita confusão..."
    e etc etc
    é impossivel nao achar piada a isto :P

    ResponderEliminar
  7. Pemite-me que diga que a tua "analogia" com os albinos e com as pessoas de 6 dedos é um pouco... fora de contexto.

    Tirando isso, efetivamente vivemos de modas e as bandeiras da igualdade vão sendo agitadas volta e meia, mas ainda bem. Os meios de comunicação social, as redes sociais, a televisão em particular... vão tendo um papel importante, porque trazem à discussão estes temas, e é isso que vai ditando a popularidade de uns e outros. Tem piada perceber que em muitas novelas que dão em horário nobre o tema da homossexualidade vai sendo introduzido, e isso não é nada irrelevante.
    Se depois está na moda ser pro gay ou não, e se o que é agora vai deixar de ser depois, isso a mim pouco me importa porque não vivo nem nunca vivi com rótulos na testa e não deixo de viver a minha vida, contando apenas a quem quero o que quero.

    ResponderEliminar
  8. vc tem uns 200% de razão! todo mundo tão legal, tão "suportivo"... mas só ate a próxima modinha, que pode ser o câncer de mama ou a defesa dos micos leõs dourados... acho que é o jeito das pessoas dizerem...ESTOU COM A MAIORIA, não sou minoria!

    ResponderEliminar
  9. toda a gente quer andar na moda.
    ou a abraças e tiras algum proveito disso... ou andas revoltado que não te leva a lado nenhum.
    Cabe-nos a nós saber quando há um "mas" depois do "adoro gays" ou quando é "que se lixe, quero lá saber se és gay ou não".
    Vai tudo na onda de todos. para mim fixes fixes são aqueles que simplesmente coiso.

    ResponderEliminar
  10. Os meus pais também são e até acham piada. Mas só se for os filhos dos outros LOLOL

    ResponderEliminar
  11. hoje tive um sonho estranho em que o meu novo colega de trabalho disse cenas contra gays em conversa normal e uma pessoa dos recursos humanos ouviu, foi confronta-lo e despediu-o ahah

    ResponderEliminar

Vá, a comentar enquanto ainda não cobro nada.
Respondo sempre e coiso.
(sou ótimo a motivar as pessoas hein?)