Felicidade de Facebook

domingo, 8 de junho de 2014


Enquanto dava uma vista de olhos pelo facebook, deparei-me como uma foto postada há horas por um antigo colega de faculdade.

Na foto, a atual namorada sorria feliz e contente, com as mãos na barriga de 7/8 meses enquanto se podia ler a legenda "família :)".

E isto transportou-me para há uns meses atrás, quando soube - da última vez que falámos efectivamente - que ia ser pai, e me veio contar, todo ele um misto de ansiedade e desapontamento.

Disse que não foi planeado, e aconteceu na altura em que estava prestes a acabar com a namorada.
Que Se davam pessimamente mal - coisa de que andava a falar-me há meses - , mas iam ficar juntos pela criança.
Que estava numa terra estranha sem a família e todo o dinheiro que ganhava no trabalho agora seria para as despesas com a criança.
Nem uma única vez se mostrou feliz com a notícia, ou animado com a vinda da criança. (E talvez seja problema meu, que sou muito idealista, e penso ter uma criança algures num futuro distante, e imagino toda uma reação diferente quando tal acontecer - como ainda não sei, mas muito provavelmente não será da forma convencional.)
Desistiu dos planos de voltar para Portugal e de regressar à universidade.
E foi a última coisa que soube dele. 

E lá está a foto, com centena e meia de gostos, de comuns mortais que pensam tratar-se de um momento enternecedor.
E é essa a ideia.
Não nego que esteja mais feliz com a ideia - ou mais habituado - , mas sabendo da história toda, não consigo deixar de sentir arrepios, enquanto me benzo e agradeço aos santinhos todos tal nunca me poder acontecer.

Em terra de facebook, quem tem uma câmara, é feliz.

10 comentários:

  1. claro que as pessoas podem mudar de opinião, né? ainda mais nesse caso de gravidez inesperada, deve demorar um pouco para parar de pensar na parte prática e passa a pensar no significado daquilo.

    mas toda vez q eu vejo uma foto feliz assim no facebook eu fico imaginando esses defeitos por trás dos modelos. adoro me divertir achando rachadura nas imagens felizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente habituou-se à ideia e está feliz com tudo, não sei. O que vale é que no facebook toda a gente é feliz.

      Eliminar
  2. Uma criança quando a relação estava para terminar, aí está um clichê clássico. Bem, espero que seja feliz coma escolha que fez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei mais ou menos o mesmo. Devem ir ser felizes. Pelo menos no facebook hão-de o ser certamente.

      Eliminar
  3. se pensarmos que muitas vezes as pessoas desistem por pequenas coisas, e que esse acontecimento pode faze-los pensar nos reais sentimentos que têm um pelo outro, talvez não seja nada tão descabido assim.

    se não soubeste nada dele nos últimos meses, provavelmente não sabes da história toda;
    não estarás a fazer um julgamente apenas por essa conversa de há uns meses atrás?
    se calhar essa legenda significa muito mais do que imaginas.

    sinceramente não me causaria arrepio nenhum se soubesse que amigos meus estavam a passar um mau momento na relação e se uns meses depois de saberem que iam ser pais estivessem juntos, felizes e prontos e determinados a enfrentar essa vida em família.

    sem os conhecer, e se é esta a verdade, fico feliz por eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem Sérgio, quando a conheci, aqui há uns tempos, ele na frente dela - que não fala uma palavra de Português -, disse-me "Eh, isto só dura uns meses, a gente não se dá nada bem e ela está sempre com merdas, nem devo chegar ao natal, já ando de olho numa gaja lá do trabalho". Juntando a isto o facto de que o Conheço eu há 5 anos +- acho que sei mais ou menos o que a casa gasta para falar sem me sentir mal com isso.

      O que me arrepia não são os problemas deles, isso é lá com eles e eles é que sabem o que fazem da vidinha,
      Até porque acredito que esteja muito feliz com o crianço,
      pralem de que sendo gay não fico automaticamente isento de problemas nas relações.

      O que me arrepia é pensar que a minha vida poderia mudar completamente por causa de um acidente, coisa que não acontece porque... bem, eu pelo menos não conheço gays que fiquem grávidos.

      Aliás este post nem foi feito para julgar o meu colega, e se fosse tinha usado toda outra linguagem e estilo, foi feito para falar na coisa que as pessoas têm de ficarem muito felizes e contentes no facebook quando a realidade por trás nem sempre é essa.

      Eliminar
    2. Mas as pessoas mostram no fb o que querem, e por norma mostram as coisas boas que querem partilhar, e os outros reagem simplesmente.
      Talvez por eu não ligar muito ao fb, não ligue muito a isso, nem àquelas pessoas que o fb delas mais parece um GPS que nos diz sempe onde estão.
      Mas tanto no fb como nos blogues, o pior são aquelas pessoas que publicam para contar tudo o que fazem ou vão fazer, ou simplesmente para dizer "ai".
      Mas como dizia o Herman, "as opiniões são como as vaginas..." e na verdade as redes sociais tb, e cada um faz com as suas o que bem entender :)

      Eliminar
  4. Uma criança numa relação muda muita coisa, e esperemos todos nós que seja para o melhor. Achei uma certa piada à tua expressão de que em terra de facebook quem tem câmara é feliz. Uma verdade que não questionou, mas que me faz pensar quando penso no que as pessoas não colocam lá.

    ResponderEliminar
  5. Realmente vc tem razão de se ficar pasmado com a historia, fihos não segura casamento e se ele naõ gosta dela vai ser apenas uma questão de tempo para a convivência ficar dificil, mas pode ser que o resultado final, o filho, seja uma coisa boa, algo que faça a pessoa crescer, procurar outros caminhos...se ele tomou a atitude por covardia, por comodismo ou por coragem e qual o resultado disto, so o futuro vai dizer! abs

    ResponderEliminar
  6. Pois, pode não acontecer por esse motivo... mas há tantos motivos que dão o mesmo resultado... Infelizmente.

    ResponderEliminar

Vá, a comentar enquanto ainda não cobro nada.
Respondo sempre e coiso.
(sou ótimo a motivar as pessoas hein?)