Óculos cor de rosa

sexta-feira, 4 de julho de 2014



Quem Nunca os pôs?

Hetero, bi ou tri, feliz ou infelizmente, funciona a TUDO da mesma maneira.
Mal cais de amores por alguém, tudo é maravilhoso.
Entras numa novela das oito na qual és protagonista, parte integrante do casal principal, agraciado pelo melhor partner possível.
Ele é lindo, atraente, inteligente, as piadas hilariantes, os beijos óptimos, e o sexo de sonho.
Os defeitos são "características únicas" e as qualidades, são "dons divinos", com os quais ele te presenteia naturalmente.
E é normal, faz parte do processo.
Se a relação progride, deixas inconscientemente de usar os óculos cor de rosa, e vais lentamente absorvendo a realidade do teu parceiro, em vez daquela imagem de anúncio de margarina que projectaste (não tão) secretamente.

O problema dos óculos cor de rosa, é que não foram projectados para um break up.
Foram feitos para serem removidos ao longo do tempo, para serem usados como rodinhas de segurança da bicicleta, só até serem precisos.
Assim sendo, só existem dois cenários possíveis.

  • Ou os tiras abruptamente, quando tudo acabou, e ficas automaticamente amargurado e enraivecido contra o pulha do teu ex, que era um sacana imbecil com barriga grande e pila pequena, e maldizes a criatura até ao 7º círculo do inferno, para quem quiser ouvir - e para quem não quiser também, afinal ele era um enorme pulha - porque afinal gostavas imenso dele e ele não te valorizava nada;
  • Ou nunca os tiras, e fica aquela memória exageradamente doce na cabeça como quando te lembras daquele algodão doce fantástico que comeste na feira com 5 anos, que te traz automaticamente água na boca. Porque afinal, ele era perfeito. Perdeste um partidão e agora hás-de arder de arrependimento até à próxima reencarnação.

E estes efeitos secundários podem durar uma vida inteira, mas geralmente duram só até voltares a ver aquele teu ex.
E perceberes que ele não era assim tão giro.
E que pensando bem, o sexo não era assim tão bom.
E que analisando bem as coisas, ele não era um pulha quanto isso... nem tu gostavas tanto dele quanto pensavas.
E deitas fora aqueles óculos cor de rosa, até o teu coração te prescrever uma receita nova.



Digam-me de vossa justiça:
Qual foi a vez em que sentiram mais evidentemente o choque dos óculos cor de rosa?

6 comentários:

  1. Oi Miguel...

    Poxa, serei o primeiro?! Será?! Enfim...
    Para mim, o efeito mais doido foi a alguns anos atrás... meio que sem querer, encontrei um par de óculos muito bonitinhos, que de cara pareceram me assentar perfeitamente... e acho que combinávamos um bocado. Mas estavamos em caminhos diferentes e a separação, decidida por ele foi um duro baque.

    Tenho que ser sincero que não tive coragem de quebrar os tais óculos, ainda que não tenha esperança de voltar a usá-los, preferi guardá-los em um caixinha, no fundo de um gaveta. É uma boa lembrança, aprendi um bocado com aqueles óculos... algumas lições foram bem doidas, outras, bem gostosas! cof cof cof...

    Felizmente o efeito secundário foi bom no meu caso, tal qual um remédio bem amargo, me despertou que havia algo a ser buscado e assim estou por ai.

    Espero ter respondido a contento... mas teu texto me lembrou um trecho de um poema de Benjamim Constant... que meio que explica com funciona quando encontramos os tais óculos!

    "Todo sentimento
    Precisa de um passado pra existir
    O amor não
    Ele cria como por encanto
    Um passado que nos cerca
    Eles nos da a consciência
    De havermos vivido anos a fios
    Com alguém que a pouco era quase um estranho
    Ele supre a falta de lembrança
    Como espécie de mágica"

    Um grande abraço para ti! (Ah! Apesar de adorar o nascer do sol, não sou desses que acorda apenas para vê-lo, mas estou fadado a sempre entrar cedo no trabalho... então, as vezes "nos encontramos" kkk, Abração)

    ResponderEliminar
  2. Comigo já foi há algum tempo. Eu deitei fora. Tudo o que não presta e não me faz bem eu destruo. Assim foi!

    ResponderEliminar
  3. Estava a ler o teu texto e vou ser muito sincero, usando a ideia dos óculos cor-de-rosa. Se os coloquei uma vez na minha vida, passadas 2 semanas já tinha vontade de os tirar. Tirei-os com plena consciência que por vezes o que os olhos vêem e o coração entusiasticamente sente, fazem com que a razão seja ignorada.Desde então, apesar de ter os olhos bem abertos, nunca mais precisei de óculos cor-de-rosa. É o meu erro acredita.
    Por vezes esqueço-me disso e dou por mim à procura de receitas para o meu coração sem nunca o abrir. E a culpa é não ter um desses óculos de que falas.

    E já agora, somos feitos de defeitos, é tudo uma questão de canalizar o que se vê para a razão e não para o coração. Ou as peças encaixam ou nem vale a pena o esforço.

    Hoje em dia os melhores são os óculos 3D mesmo sem precisarmos deles...

    ResponderEliminar
  4. Não sei se meti óculos cor de rosa, mas lembro-me que quando terminei com o meu ex me recriminar e perguntar a mim mesmo "Será que alguma vez gostei realmente dele".
    Hoje, quando o vejo, penso para comigo mesmo "eu gostava realmente dele. Se não gostasse, nunca teria conseguido namorar com um bimbo daqueles!"

    ResponderEliminar
  5. Quando passado uns meses vemos que afinal eram mais as coisas más que as coisas boas e que estamos muito melhor sozinhos do que acompanhados por aquela pessoa.

    ResponderEliminar

Vá, a comentar enquanto ainda não cobro nada.
Respondo sempre e coiso.
(sou ótimo a motivar as pessoas hein?)