Casamentos

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Com o sim da irlanda - que foi um marco, tendo em conta que a população votou, na sua maioria a favor do casamento gay - aragens românticas apoderaram-se de mim, e agora, com o aproximar-se das noivas de santo António, referido volta e meia nas TVs Portuguesas, foi inevitável para mim ponderar o assunto.

Casamento nunca fez da minha imaginação, e muito honestamente não sei se alguma vez quero pensar nisso em termos práticos, mas como nasci com uma cabeça cinematográfica, acabei a fazer um filme do meu casamento imaginário, sem qualquer base de comparação concreta, porque verdade seja dita nunca fui a um casamento gay - dizem as manas que é tudo coisa chique e cheia de dress codes e saquinhos de oferta.

Como quem tem vontade de jogar conversa fora, digam-me:
Têm algum conceito de "casamento de sonho?"

10 comentários:

  1. Hey :)
    Posso dizer-te que já fui a um casamento gay e não foi extraordinariamente diferente de um hetero. Lá que tenha havido uma parte em que se soltou a bicharada, lá isso houve. Mas até nos casamentos hetero há um momento em que toda a gente solta a franga que há em si. No fim de contas, o casamento (enquanto cerimónia) é aquilo que o casal designar.

    Outro ponto que abordaste e com o qual me identifiquei foi o de não ter o casamento nos meus projectos de vida. Aliás, sempre fui muito categórico com o meu "não" ao casamento. Não fazia sentido. Tudo é uma questão de circunstância. Hás-de encontrar alguém que te faça pensar que se calhar valha a pena casar. Até porque o casamento tem, à parte da questão sentimental, um sentido prático muito próprio:
    - Descontas menos para o IRS;
    - O reembolso do IRS é tendencialmente maior (este ano fiz a título de curiosidade uma simulação com o lindo e digo-te que em conjunto receberíamos + 200€ do que a soma daquilo que recebemos em separado);
    - Se, por algum infortúnio, acontecer algo a uma das partes, a outra tem a garantia que fica com tudo. Afinal, quem fica é que partilhou uma vida e fez investimentos em conjunto para terem o que tiverem na altura (seja muito ou pouco). Assim evita-se passarem anos de vida num tribunal a disputar o que é de quem e porquê.
    Podem parecer futilidades, mas por mais que as famílias se dêem bem, quando chega à hora da verdade, a coisa muda de figura. Isto para dizer que, se antes dava um não categórico ao assunto, hoje já digo um talvez.

    Por isso, não tenho um casamento de sonho. Quanto muito, poderei pesquisar algumas coisas na internet e tirar ideias que considere engraçadas. Uma vez mais, irá ser uma questão muito dependente da circunstância: situação financeira (muito importante para toda a definição do "projecto" - local, n.º de convidados, etc.) e também a vontade da outra parte.

    Tudo isto para dizer que não tens que te arreliar com um assunto. Só na altura em que te fizer sentido dar este passo e decidires avançar é que começas a pensar seriamente no que supostamente irias gostar que fosse o teu casamento.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca fui a um casamento desses 'não normais',mas confesso que gostava muito de ir:)
    Convidas-me?

    ResponderEliminar
  3. Já fui a dois casamentos gay, um espectacular numa quinta onde maquilhei as noivas e foi um dia lindíssimo em que me fartei de chorar. O outro já pensei em blogar sobre ele porque parecia saído do Sex and the City.

    ResponderEliminar
  4. Ja fui a alguns casamentos gays e alguns casamentos lesbicos, desde coisas pequenas em apartamento, ate grandes festas com centenas de convidados... por isso, quando mudar de ideia, como eu mudei, e resolver casar, qualquer modelo será valido! boa sorte!

    ResponderEliminar
  5. Não sou apologista do casamento nos moldes Heteronormativos nem para eles e muito menos qdo nós queremos copiar este modelo falido para nós ... Sou casado na forma de União Estável Homoafetiva e para mim isto basta ...

    Beijão

    ResponderEliminar
  6. Nunca fui a um casamento gay mas tenho muita curiosidade,no entanto a ideia que tenho é que não deve ser muito diferente de um casamento hetero.
    Mas como disse, não falo por experiência própria

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho amigos gays que são casados, mas nunca fui "efetivamente" a um... Quanto a mim, sinceramente... tá dificil achar um cidadão para dar uns beijos, pensa para pensar em casamento, por isso... não tenho nada em mente! :P

    Abração

    ResponderEliminar
  8. Não tenho nenhum conceito, mas se algum dia tiver, ohhhh é porque o cupido assassinou-me brutalmente.

    ResponderEliminar
  9. Meu é cliché: numa praia tropical, em calções de linho e havaianas ( estou a pedir demais?)

    ResponderEliminar
  10. Ainda não pensei muito nisso (na idealização ou materialização da coisa!). Cada coisa a seu tempo.

    ResponderEliminar

Vá, a comentar enquanto ainda não cobro nada.
Respondo sempre e coiso.
(sou ótimo a motivar as pessoas hein?)