Vamos falar de... Inveja

sábado, 19 de abril de 2014



No Judaísmo acredita-se que a inveja só é considerada pecado quando existe o desejo de tirar algo do outro. Quando é em tom de admiração, é vista como estímulo para o desenvolvimento material e espiritual.
Daí veio a expressão "inveja santa" ou "inveja boa", uma espécie de incentivo para o crescimento.

A verdade é que situação repete-se vezes sem conta.
Quando estás na lama, com problemas e em baixo, as pessoas pululam à tua volta, quais abutres de roda da carcaça. todos cheios de conselhos e palavras encorajadoras.
Tens imensos amigos quando estás na merda. Querem todos ver o show.
Mas a partir do segundo em que as coisas começam a correr bem, 90% dessas pessoas afastam-se automaticamente, porque há um certo incómodo com o sucesso alheio. Porque já não estás partido, e já não estão em posição de superioridade.
Quem nunca teve aquele/a amigo que se dá super bem connosco enquanto estamos os dois encalhados, mas mal arranjamos alguém, nos passa a olhar de lado?

Até que ponto é que a inveja é aceitável?
Existem determinados ambientes em que é mais propícia e encorajada a sua existência?
As pessoas sentem-se ameaçadas pelo sucesso alheio?

17 comentários:

  1. Já dizia a minha avó: Se dois cães andarem à porrada, um terceiro morde no mais fraco. O Ser Humano para além de morder, ainda espezinha se for preciso...

    ResponderEliminar
  2. uma vez comprei um livro sobre lidar com a inveja, porque considerava que um colega meu tinha tudo aquilo que eu não tinha e que queria. Hoje em dia, o caso mudou de figura haha

    r. é mais ou menos isso haha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha na grécia antiga, a Inveja era uma condição politica. Podias reunir uma votação contra uma pessoa muito bem sucedida e mandá-la para o exílio, a ostracização. Por acaso nem sabia que havia tal livro, hás de me dar o nome pra oferecer a algumas pessoas ahahahah

      Eliminar
  3. (ops não sei se o meu comentário foi...tive um problema com o teclado lol) a inveja é aceitável desde que não tenha consequência negativas ao ponto de torna uma pessoa verde de inveja. Felizmente a inveja não me causa azia, reconheço que há pessoas que têm vidas muito melhores que a minha, coisas que não tenho blah blah blah, e por vezes é como tu dizes, a inveja boa pode ser um incentivo para um certo tipo de crescimento. Mas uma coisa sei, há meios em que a inveja é capaz de derrotar uma pessoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de saber relativizar. Vai sempre haver quem esteja melhor que nós... e quem esteja pior. acho que dá muito trabalho ter inveja xD

      Eliminar
  4. disseste que há amigos que só estão ao nosso lado quando estamos encalhados, e conheço uma situação dessas...
    A inveja...hummm, em ambiente laboral há muita, mas muita. A inveja boa é acompanhada por um sentimento de satisfação e felicidade porque alguém tem ou viveu algo que lhe foi positivo, e dessa vou tento muita, fico muito feliz quando as pessoas que me rodeiam alcançam um objectivo ou vivem algo de maravilhoso. A má...não sei o que é, porque implica ter sentimentos negativos, e esses não lhes dou espaço na minha vida.
    A inveja boa só pode criar incentivo quando os objectivos são semelhantes, no mais, cada vida é uma vida. Isto está confuso, é matéria para dissertação prolongada...lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tive um ou dois casos de amigos assim Meia noite...
      Sim, em ambiente laboral existe a montes, e acho que tem mesmo que ver com o ambiente, é mais propício...
      Acho que percebi o que querias dizer sim, Talvez a inveja boa só surja se quiseres as mesmas coisas que a pessoa está a obter, ou quando a consegues motivar a ter essas coisas. Por aí?

      Eliminar
  5. Bom eu tenho uma opinião muito própria da inveja. Acho que é um mal de que toda a gente sofre, claro, uns mais que outros.

    Nunca me considerei uma pessoa invejosa e o sucesso dos outros também não me incomoda. Não digo que as vezes não tenha um pouco de ciumes de não ter isto ou aquilo, mas nunca lhes desejo mal. Eu sempre que posso ajudo os outros, se pudermos estar todos bem, então tanto melhor para mim...

    Quanto à parte da aproximação quando estás mal, confesso que se calhar eu me aproximo mais dos meus amigos quando eles a passar por maus momentos. Contudo, isso não é a vontade com o insucesso deles, mas sim amizade. Estas a precisar de ajuda e apoio eu ajudo. Os amigos vêem-se nos momentos em que precisas.

    ;D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bocado relativo Rúben... quer dizer, claro que é bom ter o apoio dos amigos quando estás mal, mas se só estás ao pé deles quando estão mal, és mais terapeuta ou antidepressivo do que um amigo propriamente dito. Tudo com moderação. De qualquer forma aqui referi as pessoas que só se relacionam especificamente contigo quando há uma margem de superioridade, quando tu estás mal e eles não.
      E já conheci algumas.
      Sucesso alheio só me incomoda quando aparece sem esforço.. e há alguns casos assim, bem raros, mas existem. Não faço nada contra as pessoas mas acho... injusto vá xD

      Eliminar
  6. Acho que a inveja, quando é boa, é saudável. Porque nos faz correr atrás das coisas e muitas das vezes muda-nos a vida. Agora quando enveredamos pelo caminho da inveja em que queres o mal da pessoa, só porque achas que ela está à tua frente e não devia de estar, bem, nestes casos é preciso muitos amuletos e banhos de sal grosso. Não costumo acreditar em mau olhado causado pela inveja, mas que me têm acontecido coisas estranhas nos últimos tempos, têm. Já vi pessoas a querer ter coisas que quando lhes digo "mas tem noção que ele tem um problema na perna desde pequeno e não pode andar, portanto terias que levar isso atrás". ou que "ela tem umas mamas todas para cima porque meteu silicone, mas porque ficou sem um peito porque teve cancro de mama" ficam a pensar na vida. Por vezes, ou quase sempre, a inveja má, é uma inveja que não sabe os dados todos e principalmente o caminho, por vezes sofrido, que levou as pessoas a atingir determinado patamar. Porque se soubessem... pois meu amigo... se soubessem se calhar não iriam querer nada daquilo que tanto invejam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas ás vezes querem, porque o outro tem, e acabou, não interessa todo esse percurso ou saber a vida de quem invejam. É uma coisa muito instintiva, e sem explicação... e o problema é que essa inveja é a mais comum..

      Eliminar
    2. Por isso é que vou comprar amuletos LOLOLOL

      Eliminar
    3. Pelo andar da carruagem preciso de umas mil :s LOLOL

      Eliminar
    4. Take it easy com isso da patinha de coelho!

      Eliminar
  7. Li o teu post e pensei que as situações que conheço são exatamente ao contrário. Quando as pessoas estão bem e a ter sucesso, vejo aparecerem amigos que nem cogumelos, 'Ah e tal, dá cá um abraço que já não nos víamos há uma data de tempo'. Por outro lado, quando se está na mó de baixo são poucos os que ficam.

    ResponderEliminar

Vá, a comentar enquanto ainda não cobro nada.
Respondo sempre e coiso.
(sou ótimo a motivar as pessoas hein?)